Quanto custa anunciar no Google?

Anunciar no Google Ads (antigo Google Adwords) é muito barato em relação à outras plataformas de mídia. Para abrir uma conta é totalmente gratuito, e o valor mínimo é muito baixo, o que depende da forma de cobrança configurada. Existem duas maneiras de cobrança: pagamentos manuais ou pagamentos automáticos.

Nos pagamentos manuais, deve-se colocar um saldo pré-pago na sua contado Google Ads, que pode ser feito através de boleto bancário ou cartão de crédito. A ferramenta não aceita um valor de investimento inferior a R$ 40,00.

Veja também:

 

Já os pagamentos automáticos funcionam de outra maneira: ao configurar a forma de pagamento e fazer o primeiro investimento, o Google Ads irá determinar um valor específico para iniciar (normalmente muito baixo), e conforme forem os gastos os pagamentos vão sendo debitados no cartão de crédito definido. Uma vez que o consumo da conta bate o limite de faturamento, é feito uma nova cobrança (esse valor aumenta conforme o tempo de conta), ou se não atingir tal limite, o Google irá fazer a cobrança a cada ciclo de 30 dias. Mais detalhes aqui: https://support.google.com/adwords/answer/6311?hl=pt-BR.

Ainda existem outras opções de pagamento, como por exemplo o pós-pago, mas que só é liberado para contas grandes, definidas pelo próprio Google Ads.

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Quanto investir no Google Adwords (agora, Google Ads)?

Antes de mais nada, é preciso entender como o Google cobra pelos anúncios. A maneira mais comum é a cobrança por CPC, ou seja, o custo por clique recebido. É possível em alguns casos também configurar para que a cobrança seja feita por CPM (custo por mil visualizações de anúncio) ou por CPA (custo por cada aquisição), este último liberados apenas em algumas situações e contas. Existe a estratégia onde é possível determinar um CPA ou ROAS (retorno de investimento sobre publicidade), mas essa é uma estratégia de direcionamento do investimento, sendo a cobrança no final realizada por CPC.

Sabendo que a cobrança normalmente é feita por CPC, é possível pensar de duas formas: por meio de uma meta ou por meio do orçamento.

 

Orientar o investimento através de uma meta

Neste caso estipular uma meta de vendas e a partir dai fazer o cálculo de quanto precisa ser investido. O valor a ser investido vai depender de fatores como tíquete médio, taxa de conversão e CPC.

Investimento orientado pela meta

 

No exemplo acima estipulamos uma receita (nos casos de lojas virtuais) ou conversões (sites, landing pages, etc) como meta. A partir daí consideramos a conversão de 1% e um CPC de R$ 0,25. Fazendo as contas, para atingir R$ 100.000 em vendas ou 200 conversões, temos que investir R$ 5.000 reais.

 

Orientar o investimento pelo orçamento

Pegando o exemplo acima, vamos supor que não há disponível a quantia de R$ 5.000 para investimento, e sim apenas R$ 3.000. Sendo assim, podemos fazer um cálculo ao contrário, orientado pelo limite de orçamento. Considerando os mesmos parâmetros, vamos ter o seguinte:

Investimento orientado pelo orçamento

 

Como funciona o custo do CPC

O custo do CPC no Google Ads é determinado entre uma combinação de um leilão e o índice de qualidade dos anúncios. No caso do leilão, quem paga mais teoricamente fica melhor posicionado na busca, alcançando a primeira posição. No entanto, se o anúncio outro anúncio tiver uma qualidade superior, é muito provável que ele uma posição mais elevada, mesmo pagando um custo por clique menor. Desta forma o Google mantem a pesquisa sempre relevante para o usuário, entregando sempre o melhor resultado de busca.

Através do planejador de palavras-chave do Google (Keyword Planner), é possível ter uma estimativa do custo por palavra-chave.

Exemplo de custo por clique (CPC)

 

Veja que para exibir anúncios na parte superior da página para o termo “desentupidora” o custo do clique é de R$ 50,70. Por isso é importante focar na qualidade do anúncio e em ter uma boa estratégia de palavras-chave, trabalhando com palavras de calda longa.

 

Saiba a margem e lucratividade na ponta do lápis

Determinar o investimento de mídia é mais complexo do que se imagina. É preciso levar em conta não apenas quanto custa o clique, mas quantos cliques são necessários para converter uma venda e qual a margem do seu produto ou serviço.

Por exemplo: se você precisa de 100 cliques ao custo de R$ 0,25 para vender um produto de R$ 1000, seu investimento será de R$ 25, o que corresponde 3% da receita do produto. Já se você gasta os mesmos 25 reais mas vende um produto de R$ 100, o investimento foi de 25%.

Por isso é extremamente importante analisar a margem por produtos, categorias, marcas e outros parâmetros, cruzar com o custo por cada aquisição (CPA) e o CPC.

 

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