As principais datas do Calendário E-commerce em 2018

Para ter um 2018 ainda melhor que 2017, é preciso começar a se planejar desde já. E as datas comemorativas são ótimas oportunidades para alavancar as vendas!

Tivemos um 2017 marcado pela retomada do crescimento do comércio eletrônico. Apesar dos escândalos políticos e clima de incerteza econômica, houve um ligeiro aumento no consumo de bens e serviços. A expectativa do eBit é fechar ano com 10% de crescimento em relação a 2016, perfazendo 48,8 bilhões. O crescimento de 2016 em relação a 2015 foi de 7,4%, então a perspectiva é boa. Ainda, segundo o Google (em pesquisa encomendada à Forrester), o e-commerce brasileiro deve crescer em média 12,4% ao ano até me 2021, tendo como base o ano de 2015. Segundo a pesquisa, o mercado online tende a dobrar de tamanho neste período.

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Planejar é preciso!

Estamos no comecinho de 2018 (aliás, últimos suspiros de 2017), mas não podemos desacelerar. Para ter um ano ainda melhor que o anterior, é preciso começar o ano com o pé no acelerador, pegando embalo para a Black Friday e Natal de 2018 e fechar um ano com um resultado muito melhor. Aproveitar as datas promocionais do varejo online são uma ótima estratégia.

As datas promocionais do varejo online

As datas comemorativas são alavanca do varejo em geral. Datas como dia das mães, pais, namorados e natal geral alta demanda por presentes e também compras pessoais. Não podia ser diferente com o e-commerce. Além das datas tradicionais, temos datas que foram introduzidas pelo e-commerce – como é o caso da Black Friday, que ganhou tanta importância no varejo online que foi incorporada pelo varejo físico.

Veja abaixo as principais datas do e-commerce em 2018:

 

Janeiro 2018 – Liquidações de Janeiro

Fevereiro 2018 – Carnaval (13/02)

Março 2018 – Dia da Mulher (08/03) / Dia do Consumidor (15/03)

Abril 2018 – Páscoa (01/04) / Dia do Frete Grátis (28/04 – ainda não confirmado)

Maio 2018 – Dia das mães (13/05)

Junho 2018 – Dia dos namorados (12/06)

Julho 2018 – Sem data promocional expressiva

Agosto 2018 – Dia dos Pais (12/08)

Setembro 2018 – Dia do cliente (15/09)

Outubro 2018 – Dia das Crianças (12/10)

Novembro 2018 – Black Friday (23/11)

Dezembro 2018 – Natal (25/12)

 

Estas são as principais datas, porém existem várias outras que podem ser aproveitadas. Tudo depende da estratégia da empresa.

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Como se preparar para as datas do e-commerce em 2018

Muitos donos de e-commerce enxergam limitam as datas promocionais à apenas troca do visual de banners e da capa do Facebook, o que acaba não dando resultado. Muito mais que o apelo visual, a oportunidade é aproveitar a demanda proporcionada pela data – e também gerar demanda.

Será que a data funciona para o seu segmento?

Se você trabalha com ferramentas, seria adequado fazer campanha de dia das mães? Ou se o seu segmento é de produtos para bebê, pode ser esquisito fazer uma campanha de dia dos namorados (ou não). O carnaval por exemplo: não existe nenhum sentido para uma loja de móveis, mas para agências de viagens ou até no segmento de cosmético pode ser interessante.

A campanha acontece antecipada no e-commerce

Não adianta esperar a semana do dia das mães para começar a divulgar a campanha. É preciso começar a comunicar desde antes, e ir gerando cada vez mais demanda até chegar ao ápice, que é próximo à data. Vale lembrar que no e-commerce ainda temos que contar o prazo de entrega, e quando se trata de uma data para presentear alguém, o produto deve chegar antes. Por isso muitas lojas costumam maximizar a campanha até pelo menos 7 dias antes da data, para dar tempo dos pedidos chegarem. Já para outras datas – como é o caso da Black Friday – o ápice da demanda ocorre na própria data.

Ter uma boa oferta é essencial

Aqui é o “X” da questão: será que sua oferta é interessante? Não adianta sair fazendo aquela divulgação, se a sua oferta não é interessante para o público. Oferta pode ser um preço abaixo do mercado, descontos ou frete grátis. Além disso, é preciso desenvolver a comunicação, para tornar a oferta tentadora. Aqui vai muito da estratégia do negócio.

Preparar tudo com antecedência

Qual vai ser o período de vigência da sua campanha? 15 dias? Então tudo deve ser preparado antes. Aqui vai um checklist básico:

  • Negociar com o fornecedor
  • Definir a oferta
  • Comprar estoque
  • Definir as mídias de divulgação
  • Criar a comunicação visual
  • Configurar as campanhas
  • Publicar

Recomenda-se preparar tudo com no mínimo de 30 dias de antecedência. Empresas experientes vem o ano todo negociando com fornecedores para sempre ter ofertas relevantes para as datas promocionais. Vale desenvolver está rotina na sua empresa também.

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Aumentar a divulgação

No período de divulgação da campanha é recomendado aumentar o investimento em mídia para impactar mais pessoas e aumentar as vendas. Empresas que foram ao longo do tempo criando suas listas de e-mail e acumulando listas de remarketing saem na frente e conseguem ter uma performance superior. O resultado vai depender da qualidade da oferta e da divulgação feita.

Datas de engajamento

Existem muitas outras datas comemorativas que podem ser aproveitadas, mas que acabam não tendo um forte apelo promocional. Datas de aniversários de cidades por exemplo, dia dos avós, dia mundial do Rock, e assim por diante. Vai de cada empresa criar uma estratégia de campanha que aumente a demanda naquela data específica, se não pode servir de data de “engajamento”, usada principalmente para se engajar com o público da empresa. Vale lembrar que cria mais engajamento se a data comemorativa tiver relação com o segmento da empresa.

Datas promocionais próprias

Outra interessante estratégia é criar datas promocionais próprias. Grandes empresas de varejo possuem datas fixas como mês de aniversário ou liquidações especiais. Estas datas são interessantes por ajuda a aumentar a demanda em meses de menor movimento, como julho ou setembro.

 

 

Calendário E-commerce 2018

A Upster desenvolveu um calendário completo com as principais datas do e-commerce brasileiro em 2018.

Neste calendário você vai encontrar:

  • As datas mais quentes para o e-commerce;
  • Sugestão de campanhas em meses fracos;
  • Aviso de planejamento um mês antes;
  • Datas importantes para engajamento.

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