Marketing de Performance

Podemos dizer que marketing de performance é um desdobramento do marketing digital, onde a estratégia é totalmente voltada para geração de resultados. Numa estratégia de performance, cada etapa do processo é analisada e otimizada, desde a visualização e cliques em anúncios, visitas e navegação a um site, e a conversão em leads ou vendas.

O termo performance vem de desempenho. Podemos fazer uma simples analogia com os esportes, onde a prática comum tem a ver com laser e qualidade de vida, já no esporte de performance tem a ver com alto desempenho e competição. No final, performance é o ganho, o resultado, a venda.

É importante destacar que o marketing de performance é marketing orientado por dados, onde a tomada de decisão é baseada em informações que possam servir de insights para aumentar o resultado. Decisões tomadas sem profundidade, com métricas isoladas e superficiais são decisões baseadas em métricas de vaidade.

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Por que o marketing de performance é importante?

Os custos de mídia cada vez estão mais altos e já não podemos nos dar ao luxo de investir sem ter um retorno claro e objetivo. Apesar do grande poder de mensuração de dados que o marketing digital nos proporciona, uma boa parte das ações feitas não possuem indicadores de performance claros, dificultando saber se a campanha atingiu o resultado esperado. Infelizmente muitas pessoas ainda se prendem em métricas de vaidade, medidas de desempenho que engrandecem os olhos, mas que numa análise mais crítica acaba não contribuindo com o resultado final. Se por exemplo, o objetivo de uma campanha são vendas dentro de uma loja virtual, não adianta nos prendermos na quantidade de curtidas na página do Facebook – a não ser que aquilo contribua para a venda de alguma forma. Neste caso é mais produtivo analisar o volume de acessos qualificados, funil de vendas e taxa de conversão, por exemplo.

O marketing de performance é importante para maximizar o resultado e trazer o melhor retorno sobre o investimento (ROI). Nesta estratégia temos o objetivo e meta da ação, e em cima disso são desenvolvidas ações de marketing com foco em atingir o resultado esperado, do jeito mais eficiente e eficaz.

 

Indicadores de desempenho

Os KPIs (key performance indicators) são o norte de uma estratégia de performance. Os KPIs finais são transações, leads, visitas até uma loja, telefonemas, etc. Mas também temos os indicadores intermediários, como volume de acessos, impressões, taxa de conversão, ROI, etc. Para cada tipo de estratégia existem indicadores específicos, que devem ser muito bem definidos no momento do planejamento e fáceis de monitorar.

 

 

Monitoramento

Por último, devemos falar da importância do monitoramento. O marketing de performance o acompanhamento preciso e constante não faz jus ao nome. Por isso é preciso que todas as métricas sejam de fácil consulta, claras, bem ilustradas e em tempo real. Existem diversas ferramentas que atendem esse objetivo, sendo a principal delas o Google Analytics, usadas em sites e lojas virtuais. O gestor de performance precisa gostar de números e não ter preguiça de garimpar dados, cruzar informações, simular e testar.

 

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