Como fazer SEO na Loja Integrada

A Loja Integrada é uma ótima plataforma para quem quer começar um e-commerce. Possui recursos objetivos e funcionais, além de uma infinidade de temas disponíveis para compra, um mais bonito que o outro. Ela também é bem otimizada para SEO (search engine optimization), o que permite otimizar as páginas de sua loja para as buscas de mecanismos de pesquisa como o Google.

Metatags

As metatags são marcações responsáveis por indicar o conteúdo que deve ser publicado nos sites de pesquisas como Google ou Bing. As principais metatags são TITLE (título) e DESCRIPTION (descrição). Na homepage, página de categorias e produtos é possível fazer a configuração de cada campo, como na imagem abaixo:

Caixa de configuração de metatags na loja integrada

 

Deve-se trabalhar as metatags de todas as páginas possíveis, principalmente nos produtos, categorias e home page.

Veja também:

 

 

Meta Title

A meta title basicamente é o título da página. Se estamos falando de uma página de produto, ela será o título do produto. Se falamos da categoria, será o nome da categoria. Já na home page, será o nome do site, com outras palavras-chave que forem interessantes para o site. O título da página é um dos principais fatores para boa indexação e rankeamento, e por isso é importante que ela tenha uma palavra-chave forte, que represente bem a página e que tenha volume de busca. Algumas dicas:

  • Evite passar de 63 caracteres;
  • Trabalhe com uma palavra-chave principal e coloque termos secundários importantes;
  • Tenha um título único para cada página.

 

Meta Description

A meta description é basicamente uma descrição resumida do conteúdo que o usuário vai encontrar na página. Não é fator direto de posicionamento nas buscas, mas é uma técnica importante no SEO pois ajuda a aumentar a taxa de cliques. Por isso, ela deve trazer as principais informações da página, benefícios, argumentos de venda e terminar com uma chamada para ação, como “confira” ou “saiba mais”. Algumas dicas:

  • Evite passar de 156 caracteres;
  • Dê uma pista do que o usuário vai encontrar na página;
  • User argumentos de vendas fortes;
  • Deixe a descrição interessante e chamativa;
  • Termine com uma chamada para ação.
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Meta Keyword

Apesar de estar disponível na plataforma, o Google não leva mais em conta esse tipo de tag. Antigamente servia para falar quais os termos de busca devem corresponder a página nos mecanismos de busca, mas já faz um bom tempo que isso parou de ser critério de indexação e posicionamento. É possível que algumas plataformas utilizem esse campo para a busca interna do site (é preciso verificar com sua plataforma). Se não, o campo pode ser deixado em branco.

 

Como as metatags de SEO na Loja Integrada?

  • Home page: vá em configurações, clique em dados da loja e procure pelo box “dados da loja”. Neste box você vai encontrar como editar o título e descrição para a busca;
  • Produto: vá em produtos, depois listar e encontre o produto que deseja editar. Em seguida role a página até encontrar o box “Otimização para buscadores (SEO)” e faça a edição das informações;
  • Categoria: vá em produtos, depois categorias, e escolha a categoria. Faça a edição também no campo “Otimização para buscadores (SEO)”;
  • Marcas: vá em produtos, depois marcas, escolha a marca e faça a edição apenas da descrição, pois não há campos específicos para SEO.

 

 

Título e conteúdo

Além das metatags, o conteúdo visível da página também é importante, principalmente nas páginas de produto. Estamos falando do título, imagens, descrições, links para outras páginas, e assim por diante.

 

Título

Assim como o título de metatag, o título da página de produto tem a função de dizer objetivamente o que tem aquela página. É importante que tenha palavra-chave e termos secundários, normalmente que se referem a categoria e características principais do produto. Não existe uma limitação para o título, mas caso vá utilizar o mesmo título da metatag, não passe de 63 caracteres. Caso pretenda utilizar títulos mais extensos, recomenda-se não passar de 100 caracteres, limite normalmente imposto por serviços de Marketplaces, ERPs, etc.

Descrição

Diferente da metatag description, a descrição do produto é importante para descrever o produto (óbvio), mostrar benefícios e diferenciais e desenvolver o argumento de venda. É comum copiar a descrição do fabricante ou concorrentes, mas isso é uma péssima prática pois enquadra a página como “conteúdo duplicado”, diminuindo sua força na busca e as vezes a deixando oculta, por existirem outros sites com o mesmo conteúdo. É complicado (eu sei), mas pense por um instante: imagine a quantidade de lojas que copiou a descrição do fabricante ou um concorrente – quase todo mundo faz isso. Se sua loja tiver um conteúdo distinto, único e inédito, já vai contar pontos para que os mecanismos de pesquisa comecem a posicionar melhor suas páginas na busca.

 

Especificações técnicas

Já as especificações técnicas, como o próprio nome diz, precisam trazer as informações técnicas sobre o produto. Não pode faltar as medidas e peso, garantia e outras informações fundamentais para o produto. Aqui não tem muito como fugir do conteúdo copiado do fabricante, pois as informações acabam sendo as mesmas.

 

Conteúdo nas categorias

Na Loja Integrada existe a possibilidade de inserir um texto visível na página de categoria, de até 4.000 caracteres. Seria como se fosse um texto descrevendo o conteúdo daquela página, como por exemplo “o que é”, “como funciona”, e também para inserir as marcas e subcategorias. É possível (e recomendado) trabalhar os textos das categorias filhas (segundo, terceiro, quarto nível) – ou seja, de todas as páginas de categorias e subcategorias. Assim, mais páginas terão conteúdos relevantes e deixarão o site mais otimizado para SEO.

 

Conteúdo nas marcas

As marcas também possuem um campo de descrição (porém não possuem espaço para metatags). Por isso, aqui é ainda mais importante preencher o campo “descrição”, que além de ficar visível nas páginas, é muito provável que seja utilizado como meta description da página.

 

URL

A URL (link da página) é um forte fator de posicionamento na busca. Quanto mais simples, curta e amigável, melhor – desde que tenha palavras-chave e informações importantes para a página A LI automaticamente transforma o título da página em URL amigável, deixando mais simples e otimizado para SEO. Porém, é possível editar a URL de praticamente qualquer página, clicando no ícone de edição (lápis) ao lado de onde está exibido a URL. Ele vai abrir um campo para edição e validação da URL.

Campo de edição e validação da URL na Loja Integrada

 

Evite trocar as URLs quando o seu site já tem um bom volume de acessos pela busca orgânica, pois sem o redirecionamento adequado, o resultado será como “página não encontrada”, o que faz sua loja perder pontos nos mecanismos de pesquisa.

 

E aí, gostou do conteúdo? Se faltou alguma informação ou surgiu alguma dúvida deixe nos comentários.

 

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