Como divulgar meu site?

Site bonito, bem legal, agradável, conteúdo de primeira, domínio curto e objetivo. Mas de que adianta tudo isso se ele não tem visitas? Não importa o objetivo do seu site: sem visitas ele não existe, pelo menos para o seu público-alvo.

Recebemos muitos contatos com a dúvida “como divulgar o meu site”, e existe uma infinidade de maneiras de fazer isso. Então separamos 9 dicas de como fazer isso (abaixo) e depois falamos com mais detalhes sobre cada estratégia e como elas são importantes para a presença online de seu negócio.

Veja também:

 

9 dicas para divulgar o seu site

  1. Inscreva-se no Google Meu Negócio
  2. Cadastre seu negócio no Google Maps
  3. Tenha um perfil nas principais redes sociais
  4. Crie engajamento nas redes sociais
  5. Faça anúncios no Google Adwords
  6. Impulsione anúncios no Facebook Ads
  7. Tenha um site com bom SEO
  8. Produza conteúdo em seu site
  9. Cadastre seu site em diretórios online

 

Agora vamos detalhar melhor sobre cada estratégia para divulgar o seu site:

 

Google Meu Negócio

Através do Google Meu Negócio é possível destacar seu negócio na pesquisa do Google quando as pessoas procurarem por ela. Neste destaque – que no desktop fica na direita e no mobile fica na área principal – são destacadas as principais informações de sua empresa, como o nome, fotos, endereço, horário de funcionamento, telefone, perguntas e respostas, avaliações e até notícias.

Além disso, ao cadastrar o endereço de sua empresa ela aparecerá no Google Maps, permitindo que as pessoas encontrem facilmente o endereço de seu negócio. No card com as informações exibe o botão “como chegar”, que abre o endereço no mapa do Google e permite que a pessoa trace sua rota para chegar até o seu negócio.

Para a divulgação do seu site basta cadastrar o endereço no campo “website”, e ele ficará destacado no card através de um botão de chamada para ação.

A ferramenta é totalmente gratuita e você pode cadastrar através de https://business.google.com/.

 

Redes sociais

Ter presença nas redes sociais é tão importante quanto ter um site. Mas a ideia aqui não é sair criando um perfil no máximo de redes sociais possíveis e deixar abandonado: como o próprio nome já diz, numa rede social é preciso se “socializar” com outras pessoas, criando diálogo e buscando engajamento do público alvo. Existem inúmeras redes interessantes para cadastrar o seu negócio: Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, e assim por diante.

 

A escolha das redes sociais vai depender muito de onde o seu público está, e vale mais a pena ter um ou dois perfis ou páginas muito bem atualizas – com bom conteúdo e engajamento – do que ter um monte sem nenhum tipo de atualização.

Para divulgar o seu site nas redes sociais insira o endereço dele nos campos de “website” ou na biografia do perfil (vai de cada rede social). Além disso, é interessante colocar o link nas postagens, grupos de divulgação, etc.

 

Anúncios de Google Ads

Trata-se do serviço de publicidade do Google (antigo Google Adwords). Anunciar através do Google Ads é uma ótima maneira de divulgar um site, pois além de impactar o cliente quando este está buscando por um produto ou serviço, permite fazer divulgações na rede de sites parceiros do Google e também no YouTube. Não há limite mínimo de investimento e só paga a cada clique recebido (CPC).

 

Anúncios Social Ads

São anúncios patrocinados nas redes sociais, sendo o mais popular a plataforma Facebook Ads, que contempla anúncios pagos no Facebook, Instagram e Messenger. É possível impulsionar postagens, a própria página ou fazer anúncios diretos, que serão exibidos para o seu público, mas não serão publicados na timeline de sua página. Para levar acessos para o site, basta criar posts com links para a página ou anúncios com botão de chamada de ação para visita ao site.

 

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

Fazer SEO (search engine optimization) é uma prática extremamente recomendada para qualquer site ou loja virtual. Consiste em um conjunto de técnicas indexar e melhor posicionar o site na parte da busca que é orgânica, ou seja, gratuita. Quando uma pessoa buscar por algum termo de busca (ou palavra-chave) e seu site apareça nas primeiras posições, as chances de receber um clique gratuito são muito altas.

Mas a concorrência para aparecer nas primeiras posições ou mesmo na primeira página é extremamente grande. Para um site ficar nos primeiros lugares são levados em conta centenas de critérios, incluindo a estrutura do site ser otimizada para SEO, conteúdo relevante e autoridade da página.

 

 

Conteúdo

A criação de conteúdos para o site é muito importante para o SEO, pois além de ter mais páginas para indexar nos sites de busca, traz usuários que estão em busca de conhecimento, e não apenas em busca de algum serviço ou produto específico. O marketing de conteúdo tem por objetivo resolver um problema do seu público alvo, e ainda é melhor empregado se esse problema ter relação com o seu produto ou serviço. Normalmente em um site estes conteúdos ficam separados em uma área denomina blog ou notícias, mas também podem ser páginas comuns, sem essa divisão.

 

Links externos

Os links externos podem ser a menção do endereço de sua página em sites de fornecedores, de parceiros, diretórios (telelistas, listagens de empresas), Guest Posts (post convidade), entre outras formas. São ótimas formas de divulgar o site, pois além de divulgar sua empresa, levam autoridade para suas páginas, uma técnica muito importante para SEO.

 

Influenciadores

Os influenciadores são basicamente “YouTubers” e “Blogueiros” que possuem certa audiência e podem influenciar seus seguidores a conhecer sua empresa, visitar seu site e consumir serviços ou comprar produtos. Além disso geram conhecimento e autoridade de marca, importantes para tornar seu site mais conhecido e considerado.

 

 

Tenha um site forte

 

Entenda bem o seu público e o mercado alvo

Antes de mais nada é preciso entender muito bem o segmento de atuação, principalmente na internet. Entender bem o perfil do público (idade, sexo, localização, interesses, comportamento), jornada de compra, concorrentes, fazer benchmarking, etc.

 

Tenha um objetivo claro

O seu site será apenas para divulgação, venderá produtos ou receberá contatos ou pedidos de orçamento?

 

Tenha um site atraente e bem desenvolvido

O site é o cartão de visitas de sua empresa, e por isso deve ter uma identidade visual muito bem desenvolvida, ter uma boa estrutura de navegação, apresentar bem o seu serviço ou produto, ser rápido e levar o cliente até o objetivo principal definido. Além disso, é muito importante que ele se adapte para os mecanismos de pesquisa, pois os acessos em sua maior parte costumam ser via smartphones hoje em dia.

Quer receber conteúdos como esse em seu e-mail? Então assine nossa news!

Faça conteúdo

Para reforçar, desenvolver conteúdos são uma ótima pedida para deixar o site mais completo, com mais autoridade e trazer o cliente quando este não está diretamente pesquisando produtos e serviços, mas sim quando ele quer resolver um problema e está em busca de informações. Além de gerar conhecimento da sua marca, cria autoridade ajuda na decisão de compra.

 

Anuncie seu site

Um site sem acessos não tem serventia, e a maneira mais rápida de gerar acessos é através de anúncios patrocinados, tanto através de Google Ads, Facebook Ads ou outros serviços. É preciso dar um empurrãozinho para que o site seja conhecido e a maneira mais rápida de fazer isso é através de anúncios patrocinados.

You may also like

Leave a comment